sexta-feira, 19 de agosto de 2022

 

A Justificação Pela Fé na Teologia Reformada Inglesa - Rev. John Hunter.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

“Allegory of Sin and Redemption”, Ambroglio Lorenzetti (or Pietro Lorenzetti), circa 1342.

Justificação pela fé 

Formulários da Igreja

39 Artigos de Religião:

 

“Somos considerados justos diante de Deus, apenas pelo mérito de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, por meio da fé e não por meio de nossas próprias obras ou merecimentos. Portanto, a doutrina de que somos justificados somente pela fé é saudável e cheia de conforto, como mais amplamente é expresso na Homilia da Justificação. Artigo XI.


Livro de Oração Comum:

 

“Concede que, pelos méritos e morte de teu Filho Jesus Cristo, e pela fé em seu sangue, nós e toda a Tua Igreja possamos obter a remissão de nossos pecados.” — Serviço de Comunhão.

 

Livro das Homilias:

 

“Porque todos os homens são pecadores e têm ofendido a Deus; são todos transgressores de sua lei e mandamentos, de sorte que, nenhum homem pode, jamais, por seus próprios atos, obras e ações, ser bom, justificado ou ser feito justo diante de Deus. Na verdade, todo homem é obrigado a buscar outra retidão justificante, a qual deve ser recebida pelas mãos do próprio Deus; isto é, o perdão para seus pecados e transgressões em tudo que se fez ofensor.

 

E esta justificação ou retidão que nós recebemos da misericórdia de Deus e dos méritos de Cristo, alcançada pela fé, é dada, aceita e permitida por Deus para nossa perfeita e completa justificação.” - Sobre a Salvação. “Agora, Cristo é a justiça de todos aqueles que verdadeiramente creem n’Ele. Ele, por eles, pagou o resgate por meio de sua morte. Ele, por eles, cumpriu a lei em Si mesmo.” - Ibidem.

 

“Ter qualquer garantia ou colocar qualquer confiança em nossas obras, como que pelo seu mérito e dignidade pudéssemos comprar para nós mesmos a remissão dos pecados e, dessa forma, a vida eterna . . . seria mera blasfêmia contra a misericórdia de Deus, além de anular o derramamento de sangue de nosso Salvador Jesus Cristo.

 

Pois, é da livre graça e misericórdia de Deus, é pela mediação do sangue de seu Filho Jesus Cristo, sem nenhuma dignidade ou merecimento de nossa parte, que nossos pecados são perdoados; que somos reconciliados e trazidos novamente para o Seu favor; e somos feitos herdeiros de seu reino celestial.” – Sermão sobre Jejum.

 

Reformadores Ingleses:

 

Cranmer: “Quando cremos em Cristo e estamos firmemente apegados à palavra de Deus, seguramente nos persuadimos em nossos corações de que assim somos redimidos por Cristo; Deus não está mais irado ou insatisfeito conosco devido aos nossos pecados, mas Ele, livre e misericordiosamente, perdoou-nos todas as nossas ofensas pela morte e paixão de seu Filho Jesus Cristo. Deus não nos imputa mais nossos pecados, mas imputa a nós e nos concede a santidade e a justiça de seu Filho Jesus Cristo, que por nós sofreu” -CRANMER, Catechism de 1548. F. E. C., vol.iii., pp. 226, 227.


Latimer: “Atenha-se apenas à palavra de Deus, que te ensina que Cristo não é apenas um Juiz, mas um Justificador; um doador de salvação e uma expiação pelo pecado. Pois Ele comprou nossa salvação através de sua dolorosa morte, e nós a recebemos pela fé n’Ele. Como São Paulo nos ensina, dizendo: [Rom. 3, 4] “Justificados pela fé”. Nessas palavras de São Paulo, todo mérito e estima sobre obras é excluído, lançado fora: porque, se fosse pelas nossas obras, já não seria por graça [Rom. 11:6]; mas São Paulo diz que é “por graça”. – LATIMER, Sermon on on Luke ii. 42. F. E. C., vol. ii., p. 451.

 

Ridley: “Aquele que tem verdadeira fé em nosso Salvador, o Cristo, tem a confiança de saber algo do que o Salvador é: que Ele é o eterno Filho de Deus; vida, luz e sabedoria do Pai; toda bondade, toda justiça e todo bem que o coração pode desejar; sim, infinita abundância de todas estas coisas; tudo que o coração do homem pode conceber ou pensar (pois nele habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade); além disso, sabe que Ele nos é dado pelo Pai, e dado por Deus para ser nossa sabedoria, nossa justiça, nossa santidade e nossa redenção. Pergunto: quem é aquele que crendo, de fato, nisto, não seguiria Cristo, seu Mestre, de bom grado?"

 

Hooper: “Creio que o conhecimento do pecado procede da lei. Porém, a remissão e o perdão dos pecados vêm do evangelho, nos é dado pela graça e misericórdia de Deus, através do sangue de Jesus Cristo, pela fé que n’Ele temos, pela qual somos considerados justos diante de Deus. Isto, não por meio de nossas boas obras ou merecimentos, nem pelos méritos de qualquer outra criatura, seja no céu ou na terra. Pois, não conheço quaisquer outros méritos que não os méritos de meu bom Senhor, Mestre e exclusivo Salvador, Jesus Cristo - que suficientemente satisfez e pagou a dívida por nós, ao anular o título da dívida que havia contra nós (Col. 2:14), tirando-o de nós e pregando-o na cruz” - HOOPER, Confession of Faith. F. E. C., vol. v., p. 479.

 

Bradford: “A lei é uma doutrina que ordena e proíbe, exigindo o que fazer ou evitar. Portanto, ela contém todos os preceitos, ameaças, promessas, as condições e assim por diante. O evangelho é uma doutrina que sempre oferta e doa, exigindo fé de nossa parte, mas não como merecimento, nem mesmo como causa, mas como um atestado para nós e, portanto, contém todas as promessas livres e doces de Deus; por exemplo: ‘Eu sou o Senhor teu Deus’, dentre outras” - BRADFORD, Epistles. F. E.C., vol. vi., p. 179.

 

Jewel: “Afirmamos que o homem nasce e vive em pecado; que ninguém pode dizer honestamente que seu coração está limpo; que o homem mais santo é um servo inútil; que a lei de Deus é perfeita e exige de nós uma obediência plena e perfeita; e que não podemos de maneira alguma praticá-la perfeitamente nesta vida; que não há mortal que possa ser justificado aos olhos de Deus por seus próprios méritos; que, portanto, nosso único refúgio e segurança está na misericórdia de Deus, o Pai, por meio de Jesus Cristo, e na promessa de que Ele é a propiciação pelos nossos pecados, por cujo sangue todas as nossas manchas são lavadas; que Ele reconciliou todas as coisas pelo sangue da sua cruz; que Ele, pelo único sacrifício que ofereceu uma vez sobre a cruz, aperfeiçoou todas as coisas; que, por isso, quando entregou sua alma, disse: "Está FEITO!” - por estas palavras é como se houvesse dito que, agora, o preço pelos pecados da humanidade está pago”- JEWEL, Apology. F. E. C., vol. vii., pp. 30, 31.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Graça e paz, seja muito bem vindo ao portal de periódicos da IPOB, analisaremos seu comentário e o publicaremos se ele for Cristão, Piedoso e Respeitoso.