sábado, 20 de agosto de 2022


A Maneira Correta de Celebrar o Natal / Sermão Rev. George Whitefield.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.


O Reverendo George Whitefield, gravura de Taylor N. Hone. 

UM SERMÃO SOBRE A OBSERVAÇÃO DO NASCIMENTO DE CRISTO: O DEVER DE TODOS OS CRISTÃOS OU A VERDADEIRA MANEIRA DE GUARDAR O NATAL.

“E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.  Mateus 1:21 A celebração do nascimento de Cristo tem sido considerada um dever pela maioria dos que professam a fé cristã. Quando consideramos a condescendência e o amor do Senhor Jesus Cristo, ao submeter-se a uma virgem, uma pobre criatura pecaminosa; e especialmente como sabia que seria tratado neste mundo; que ele deveria ser desprezado, zombado e, finalmente, morrer uma morte dolorosa, vergonhosa e infame; que ele deveria ser tratado como se fosse a escória de toda a humanidade; destinado, não como o filho do homem e, contudo, de modo algum semelhante ao Filho de Deus; a consideração dessas coisas deve nos fazer admirar o amor do Senhor Jesus Cristo, que estava tão disposto a se oferecer como resgate pelos pecados das pessoas que, quando chegou a plenitude dos tempos, Cristo veio, concebido de uma mulher, concebido sob a lei: ele veio de acordo com o eterno conselho do Pai; ele veio, não em glória ou em esplendor, não como aquele que trouxe toda a salvação com ele: não, ele nasceu em um estábulo e colocado em uma manjedoura; bois eram seus companheiros. Ó incrível condescendência do Senhor Jesus Cristo, inclinar-se para coisas tão baixas e pobres por nossa causa.

 

Que amor é esse, que grande e maravilhoso amor estava aqui, para que o Filho de Deus viesse ao nosso mundo em uma condição tão mesquinha, para nos livrar do pecado e da miséria em que estávamos envolvidos pela queda de nossos primeiros pais! E como tudo o que procede das nascentes deve ser enlameado, porque a fonte era assim, o Senhor Jesus Cristo veio levar nossa natureza sobre ele, para morrer uma vergonhosa, dolorosa e amaldiçoada morte por nossa causa; Ele morreu por nossos pecados e nos trouxe a Deus: Ele nos purificou da culpa do pecado pelo seu sangue, satisfação por nossas imperfeições; e agora, meus irmãos, temos acesso a ele com ousadia; Ele é um mediador entre nós e seu Pai ofendido.  Portanto, se considerarmos em que estado e a que distância de Deus estamos caídos; quão vil nossa natureza era; que depravação, e quão incapaz de restaurar essa imagem de Deus em nossas almas, que perdemos em nossos primeiros pais: quando considero essas coisas, meus irmãos, e que o Senhor Jesus Cristo veio nos restaurar o favor de Deus que havíamos perdido, e que Cristo não apenas desceu com a intenção de fazê-lo, mas na verdade realizou tudo o que estava em seu coração para conosco; que ele subiu e nos levou ao favor de Deus, para que pudéssemos encontrar bondade e misericórdia diante dele; certamente isso exige algum retorno da nossa parte ao nosso querido Redentor, por esse amor e bondade para com as nossas almas. Quão justo seria se tivesse nos deixado naquele estado deplorável em que nós, por nossa culpa, nos implicamos? Pois Deus não pôde, nem pode receber nenhum bem adicional por nossa salvação; mas era amor, mero amor; foi o amor livre que trouxe o Senhor Jesus Cristo ao nosso mundo há cerca de 1700 anos. Como não devemos lembrar do nascimento de nosso Jesus? Devemos celebrar anualmente o nascimento de nosso rei temporal, e o do Rei dos reis será esquecido? Será que apenas isso que principalmente deveria ser lembrado, será completamente esquecido?

 

Deus não permita! Não, meus queridos irmãos, vamos celebrar e guardar esta festividade de nossa igreja, com alegria em nossos corações: que o nascimento do Redentor, que nos redimiu do pecado, da ira, da morte, do inferno, seja sempre lembrado; que o amor deste Salvador nunca seja esquecido! Contudo, que possamos cantar todo o Seu amor e glória enquanto a vida durar aqui, e por uma eternidade sem fim no mundo acima no céu! Que possamos cantar as maravilhas do amor redentor e as riquezas da graça gratuita, entre anjos e arcanjos, querubins e serafins, sem cessar, para todo o sempre! E, como meus irmãos, o tempo para celebrar esta festa se aproxima, consideremos nosso dever na verdadeira observação, do jeito certo para a glória de Deus e o bem das almas imortais, para celebrar o nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo; um evento que deve ser tido em lembrança eterna. Meu objetivo é estabelecer regras para a verdadeira preservação da época do Natal, que está se aproximando.

 

I. Mostrarei quando vocês não estão fazendo uma observação correta desta festividade. 

 

II. Eu mostrarei a vocês, quando a observação e celebração desta festividade é feita de acordo com a glória de Deus e com a verdadeira maneira de preservá-la.

 

III. Concluiremos com uma exortação a todos vocês, altos e baixos, ricos e pobres, a respeitar sempre o seu comportamento um com o outro, mais especialmente, meus queridos irmãos, nesta ocasião solene.

 

Meus irmãos, devo mostrar quando a celebração desta festividade não é feita da maneira certa.

 

Em primeiro lugar, você não comemora isso corretamente quando passa a maior parte do tempo em cartas, dados ou jogos de qualquer tipo. Esta é uma época em que não há mais tolerância para desperdiçar seu precioso tempo nesses entretenimentos ilegais, como em qualquer outra. As pessoas tendem agora a lisonjear-se por serem livres e terem liberdade para passar noites inteiras com cartas, dados ou qualquer diversão que seja, para passarem, como chamam, uma noite entediante. Agora eles podem fazer qualquer coisa para deixar passar aquilo que está se apressando tão rápido quanto o pensamento: o tempo está incessantemente voando; não está mais presente, mas é passado, e não chega, mas se foi. E temos muito o que fazer e tão pouco tempo para fazê-lo, e ainda assim reclamamos do tempo que pesa sobre nossos ponteiros? Não temos o diabo e a besta para obter nossa alma? Nossas naturezas não devem ser mudadas, nossas corrupções devem ser subjugadas, nossas vontades serem levadas a Deus, ou corações duros serem amaciados, todas as coisas antigas devem ser eliminadas e todas as coisas se tornarem novas em nossas almas? Não há tudo isso a ser feito?  E ainda temos muito tempo em nossas mãos! É bom que, em vez de ter muito tempo, não se descubra que quando morrermos tivemos pouquíssimo: então desejaremos, meus irmãos, que tivéssemos aproveitado melhor o nosso tempo, que tivéssemos usado ele melhor para a glória de Deus e o bem-estar de nossas almas imortais. Bom Deus! Quão surpreendente é a consideração de que muitos podem ir à igreja de manhã e tomar o Sacramento, voltar para casa e passar a tarde e à noite em jogatinas. Isto é, meus irmãos, discernir o corpo do Senhor? Isso é tomar o sacramento de acordo com a instituição? Não é isto uma contaminação, e fazer do sangue da aliança uma coisa profana?

 

Portanto, aqueles de vocês que fizeram dessa sua prática em tempos passados, deixem-me suplicar, com profunda misericórdia, que não o façam mais; pois, de fato, é terreno, é sensual, é diabólico. Considere o que é dito daqueles que comem e bebem à mesa do Senhor indignamente, que comem e bebem sua própria condenação: E dizem, meus irmãos, que podem comer e beber de qualquer outra maneira, que logo que saem da mesa do Senhor, mas correm para as diversões do diabo? De fato, isso é excessivamente pecaminoso e desagradável ao Senhor; então, abstenha-se das diversões que são tão más em si mesmas: Não seja encontrado nesses exercícios e nesse prazer, no qual vocês não sejam encontrados quando vierem a morrer.

 

Assim, meus irmãos, vocês veem que não é uma celebração correta do nascimento do Senhor Jesus, gastá-lo em cartas, dados ou quaisquer outras diversões que procedem tão diretamente do diabo, e são destrutivas para toda a verdadeira bondade. Em segundo lugar, não se pode dizer que realmente celebram esse tempo, quem gasta seu tempo comendo e bebendo em excesso. É uma época em que as pessoas tendem a se entregar a todo tipo de luxúria: a iniquidade agora é abundante; nada é dificilmente visto além das mais inimagináveis e extraordinárias coisas; não apenas para as necessidades do corpo, mas para mimá-lo na luxúria, alimentar seus vícios, fazê-lo continuar em pecado, para ser um meio de satisfazer nosso apetite carnal; e este é um meio de nos fazer esquecer do Senhor da glória. Isso nos torna aptos a fazer tal trabalho árduo, como o diabo nos estabelecerá; isso está apenas nos preparando para correr para onde quer que o diabo nos envie: isso, em vez de negar a nós mesmos, está nos entregando, isso não é, nem pode ser chamado de celebração do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, quando estamos nos tornando piores do que bestas que perecem.

 

Não estou falando contra comer e beber das coisas boas da vida, mas contra comer e beber delas em excesso, porque, assim, eles nos desqualificam para o serviço de Deus; e para nossos semelhantes, eles nos tornam insociáveis, e podem ocasionar a culpa de dizer e agir daquelas coisas nas quais deveríamos até ter vergonha de pensar; antes tivéssemos apenas comido ou bebido com moderação. Portanto, meus queridos irmãos, permita-me suplicar para que vigiem a si mesmos; tenham cuidado para não se depararem com aquela companhia que pode tentá-los ao mal, pois um homem se arriscaria de propósito? Nenhum homem entraria nessa companhia por conta própria, onde, antes de partir, sabe que será exposto a grandes tentações; sendo assim, se vocês tiverem algum motivo para pensar que a companhia em que estão entrando será uma tentação, peço-lhes, pelas misericórdias de Deus em Cristo Jesus, que não a encontrem. Como vocês podem dizer: “Não nos deixeis cair em tentação”, quando estão decididos a se dirigir a ela, correndo às ocasiões dos pecados. Vocês são ordenados a evitar a aparência do mal; e vocês fazem isso, correndo para o lugar e a companhia onde poderão se comprometer? Não, isso está tão longe de evitá-lo e fugir dele que é uma prova clara do contrário; contudo, se vocês estiverem observando esta época, esta festividade de nossa igreja, não deixem que isso seja feito seguindo-se os excessos; pois vocês veem claramente que, aqueles que são culpados disso, não podem celebrar adequadamente. Em terceiro lugar, meus irmãos, não se pode guardar ou observar corretamente a comemoração do nascimento de nosso Redentor, o Senhor Jesus Cristo, ao se negligenciar sua vocação secular para seguir prazeres e diversões. Infelizmente! muitos, em vez de guardar esse tempo como deveriam, cometem pecados com ganância; em vez de dedicar seu tempo ao Senhor, ele é dedicado apenas ao diabo e às suas próprias concupiscências. Quantos, assim, perdem seu tempo nesta época, permanecem no trabalho de suas vocações por um tempo considerável, sem outra visão a não ser seguir os prazeres terrenos, sensuais e diabólicos.

 

Se eles, meus irmãos, fossem ouvir um sermão, ou ir a uma associação, as bocas de todos os fariseus de uma só vez estariam abertas contra eles, que não apenas seriam arruinados, mas também arruinariam suas famílias; eles acham desnecessário fazer tanto barulho; isso é ser excessivamente justo; mas vocês podem ser tão maus quanto quiserem, e eles não clamarão; no entanto, quando você é muito perverso, servindo o diabo e seus próprios prazeres por uma semana ou um mês juntos, meus irmãos, com eles, você está apenas se divertindo um pouco, passando seu tempo em diversões inocentes; ninguém clama contra vocês, não há clamor de que vocês serão arruinados. Novamente, se você não der valor as necessidades das pessoas, para o seu alívio, então vocês estão roubando suas famílias, e se tornando loucos. E em alguns dias estarão sistematicamente loucos, não estando aptos para a conversa de um cavalheiro educado; mas se vocês gastarem cem vezes o dinheiro em casas de jogos, e etc, em seus desejos e prazeres, vocês são amados e estimados como bons amigos e companheiros; mas, meus queridos irmãos, esses bons companheiros na conta do mundo, nunca o serão assim no Senhor Jesus Cristo. Vocês não podem servir a Deus e a Mamom; vocês devem perder suas concupiscências, seus prazeres e seus deleites, ou não podem esperar encontrar favor em Deus; pois, na verdade, e de fato, os caminhos que muitos seguem neste momento são pecaminosos, sim, são excessivamente pecaminosos.

 

Vocês veem que não se pode dizer que eles celebram este tempo sagrado, que, portanto, gastam seu precioso tempo negligenciando suas famílias; prova de que tais estão se destruindo. Assim, meus queridos irmãos, eu lhes mostrei quem são aqueles que não observam esta festa sagrada. Eu venho agora, em segundo lugar, para mostrar quem são aqueles que observam corretamente e comemoram verdadeiramente o nascimento de nosso Redentor. E agora mostrarei a vocês quem são esses em detalhes, diretamente opostos aos outros; e então, meus irmãos, façam sua escolha: vocês devem escolher um ou outro, não há meio termo, vocês devem servir ao Senhor ou Baal; e, portanto, meus queridos irmãos, permitam-me que considere:

 

Primeiro, que aqueles que passam o tempo da maneira correta e realmente observam essa festividade, que passam suas horas lendo, orando e tendo conversas piedosas. O que podemos fazer para empregar nosso tempo com um propósito mais nobre do que ler o que nosso querido Redentor fez e sofreu; ler que o Rei dos reis, e o Senhor dos senhores, veio de seu trono e assumiu a forma do pior de seus servos; e que grandes coisas ele sofreu. Esta é uma história que vale a pena ser lida, digna de se empregar nosso tempo: e certamente, quando lemos sobre os sofrimentos de nosso Salvador, isso deve nos incitar à oração, para que possamos ter interesse no Senhor Jesus Cristo; que o sangue que ele derramou no monte Calvário, e sua morte e crucificação, possam fazer expiação por nossos pecados, para que sejamos santificados; para que sejamos capazes de nos despirmos do velho homem com suas obras, e nos vestirmos do novo homem, sim, o Senhor Jesus Cristo; para que possamos jogar fora o jugo pesado do pecado e colocar o jugo do Senhor Jesus Cristo.

 

De fato, meus irmãos, essas coisas exigem oração, fervorosa oração; e sejam sinceros com Deus, para que possam se interessar por este Redentor, e que possam vestir sua justiça, para que não venham diante dele com seus trapos de imundícia, nem sejam encontrados sem as vestes nupciais. Peço-vos que não confiem em si mesmos para justificação; de fato vocês não podem ser justificados pelas obras da lei.  Peço que seu tempo possa ser despendido dessa maneira; e se você estiver com amigos, faça com que seu tempo seja despendido em conversas que tragam proveito: que não sejam sobre suas roupas, seus jogos, seus lucros ou suas preocupações mundanas, mas que antes sejam sobre as maravilhas do amor redentor: Conte, conte um ao outro, que grandes coisas o Senhor fez por sua alma; declare um ao outro, como você foi libertado das mãos de seu inimigo comum, Satanás, e como o Senhor tirou seus pés do lodo e os colocou sobre a rocha dos séculos, o Senhor Jesus Cristo; lá, meus irmãos, não há deslizes; em outras conversas, repetindo muitas vezes, vocês se familiarizam plenamente, mas em Cristo sempre há algo novo para despertar seus pensamentos; vocês não podem deixar de se importar quando o amor do Senhor Jesus Cristo é o assunto: então deixe Jesus ser o assunto, meus irmãos, de todas as suas conversas.

 

Gaste seu tempo com ele: este é um uso que, se vocês pertencem a Jesus, durará toda a eternidade. Deixe que os outros desfrutem de suas cartas, dados e horas de jogo; vocês, meus irmãos, dediquem seu tempo à leitura, oração e conversas piedosas. Qual será a melhor provação no último dia? O que vocês acham que trará mais conforto, mais paz, na hora de morrer?  Viva e gaste seu tempo agora, como vocês gostariam fosse quando vierem a morrer. Em segundo lugar, deixe que as coisas boas da vida, das quais gostam, sejam usadas com moderação. Não sou, como dizem os escarnecedores destes dias, contra comer e beber as coisas boas da vida; não, meus irmãos, sou apenas contra o excesso deles; portanto, permitam-me suplicar que vocês evitem essas grandes indiscrições, aquelas ações pecaminosas, que darão aos inimigos de Deus espaço para blasfemar. Deixe-me suplicar que vocês tenham uma consideração particular por seu comportamento neste momento; pois de fato os olhos de todos estão sobre vocês, e eles se alegrariam muito por encontrar qualquer motivo para reclamar de vocês. Eles podem dizer coisas contra nós sem uma causa; e como eles se alegrariam se houvesse com o que nos culpar? Então eles triunfariam e se alegrariam de fato; e todos os seus pequenos deslizes, meus queridos irmãos, são e serão cobrados sobre mim.

 

Oh, neste momento, quando os olhos de tantos estiverem sobre vocês, estejam vigilantes; e se vocês usarem as coisas boas desta vida com moderação, então, celebrarão essa festividade da maneira que sua instituição pede. E, em vez de gastar em excessos, deixe que esse dinheiro, que vocês podem gastar para mimar seus próprios corpos, seja dado para alimentar os pobres; Esta, meus irmãos, é a época em que muitos solicitam auxílio; e com certeza vocês não podem agir de maneira mais agradável, seja pela época, pelo tempo ou para a glória de Deus, do que em aliviar seus pobres servos angustiados. Portanto, se algum de vocês tem amigos ou conhecidos pobres, que estão em necessidade, suplico que os ajudem; e não apenas os que vocês conhecem, mas os pobres em geral.

 

Ó meus queridos irmãos, isso se será a melhor causa de seus dias, do que tudo o que possam desperdiçar para agradar a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos ou o orgulho da vida. Considere, Cristo estava sempre disposto a aliviar os angustiados; e é seu mandamento também; e como vocês podem comemorar melhor o nascimento de seu Rei, seu Salvador, o Senhor Jesus Cristo, do que obedecer a um de seus mandamentos? Meus queridos irmãos, não se esqueçam dos pobres do mundo; considerem, se a providência sorriu para vocês e os abençoou com abundância das coisas desta vida, Deus pede alguns retornos de gratidão; estejam conscientes dos pobres e, quando estiverem, então pode-se dizer que vocês têm uma verdadeira consideração pelo tempo que está se aproximando; se vocês realmente observarem esta festividade, que seja feita com moderação e com respeito aos pobres deste mundo.

 

Em terceiro lugar, deixe-me implorar para vocês não se afastarem muito do seu tempo dos negócios mundanos desta vida, mas tenha uma consideração adequada a esse respeito, e então poderá ser dito que vocês observaram corretamente esta festividade. Deus não permite que ninguém fique ocioso: em todas as épocas os negócios foram elogiados; e, portanto, não pense que qualquer época nos servirá de pretexto para nossas vocações; meus irmãos, não devemos trabalhar de maneira desordenada pelas coisas desta vida; mas devemos trabalhar por elas, todos com moderação: não devemos negligenciar nossas vocações; não, devemos considerar os lugares e épocas da vida que Deus, em sua providência, julgou conveniente para nós; e, portanto, quando vocês negligenciam seus negócios trazem infelicidade às suas famílias, qualquer que seja a intenção que vocês tenham com isso, vocês são culpado do pecado; vocês não estão agindo de acordo com a doutrina do evangelho, mas estão violando os mandamentos do Senhor Jesus Cristo, tanto de acordo com sua palavra quanto com sua própria prática.

 

Nesta festividade, as pessoas tendem a ter um pouco mais de liberdade do que o habitual; e se esse tempo de nossas vocações não é prejudicial a nós mesmos ou à família, e é gasto no serviço de Deus e no bem das almas imortais, então eu não considero pecaminoso; mas há muitas razões para temer, que o tempo gasto em nossas próprias concupiscências, seja excessivamente pecaminoso, seja contra nossas próprias almas e contra o bem de nossas famílias, e em vez de comemorar o nascimento de nosso querido Redentor, estamos desonrando-o no maior grau possível.

 

Portanto, pergunte estritamente sobre seu intuito e como planeja gastar seu tempo; veja, meus irmãos, se procede de um amor verdadeiro ao seu Redentor, ou se não há no fundo algum prazer ou proveito mundano: se houver, nosso intuito não é correto; mas se procede inteiramente do amor àquele que morreu e se entregou por nós, nossas ações serão uma prova disso; então nosso tempo será gasto, não nos prazeres educados da vida, mas de acordo com a doutrina e os mandamentos do bendito Jesus; então nossa conversa estará no céu; e que isso possa ser considerado o intuito de cada um de vocês, que agora me ouvem; então devemos realmente observar esta festividade, e ter uma verdadeira consideração por ocasião dela, a vinda de Cristo para redimir as almas daqueles que estavam perdidos. Permitam-me concluir agora, meus queridos irmãos, com algumas palavras de exortação, suplicando que pensem no amor do Senhor Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo para nos salvar da morte e não devemos gastar parte do nosso tempo conversando sobre nosso querido Jesus? Não devemos prestar atenção ao nascimento daquele que veio nos redimir do pior da escravidão, do pecado e do diabo? Esse Jesus não nasceu apenas por nossa causa, mas também morreu em nosso lugar, e ainda assim seremos indiferentes a ele? Devemos gastar nosso tempo naquelas coisas que lhe são ofensivas?

 

Não devemos fazer tudo o que podemos para promover sua glória e agir de acordo com seus mandamentos? Ó meus queridos irmãos, sejam achados nos caminhos de Deus; não perturbemos nosso querido Redentor por nenhum procedimento irregular; e deixem-me suplicar que se esforcem para amar, temer, honrar e obedecê-lo, mais do que nunca; não permitam que o diabo ocupe seu tempo, e esse querido Salvador que veio ao mundo por nossa causa, tenha tão pouco. Não sejam tão ingratos com quem foi tão amável com vocês! O que o Senhor Jesus Cristo poderia ter feito por vocês mais do que ele fez? Então não abusem da misericórdia dele, mas gaste seu tempo pensando e falando sobre o amor de Jesus, que encarnou por nós, nascido de uma mulher e criado sob a lei, para nos redimir da ira vindoura.

 

Ao Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo, amém.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Graça e paz, seja muito bem vindo ao portal de periódicos da IPOB, analisaremos seu comentário e o publicaremos se ele for Cristão, Piedoso e Respeitoso.