sexta-feira, 19 de agosto de 2022

 

A Perseverança dos Santos na Teologia dos Reformadores Ingleses - Rev. John Hunter.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

The Last Judgement por John Martin, 1853. 

A Perseverança Final dos Santos  

Os Formulários da Igreja

39 Artigos de Religião

Eles [i.e. os eleitos] são chamados de acordo com o propósito de Deus, pelo Seu Espírito trabalhando no devido tempo: são chamados pela graça; justificados gratuitamente; feitos filhos de Deus por adoção; criados a imagem de Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo; caminham religiosamente em boas obras; e, no final, chegarão à felicidade eterna. Artigo XVII.

 

Livro das Homilias

 

Qual homem, exceto Cristo, viveu sobre a Terra sem pecado? O homem justo cai sete vezes, mas se levanta. Embora os piedosos caiam não andam propositalmente em pecado; não se detêm ou permanecem no pecado; não se sentam como homens descuidados, sem temor da justa punição de Deus pelo pecado; antes, desafiando o pecado pela imensa graça e infinita misericórdia de Deus, levantam-se do túmulo e lutam contra o pecado. Information of certain Places of Scripture, part ii.

 

Assim como Cristo Jesus é uma pedra de tropeço para os réprobos, também a Sua Palavra (sim, todo o livro de Deus), é causa de condenação para eles devido sua incredulidade. E como Ele ressuscitou apenas para aqueles que são filhos de Deus por adoção, assim é a Sua Palavra, toda a Escritura: o poder de Deus para a salvação somente dos que creem. O próprio Cristo, bem como os profetas antes d’Ele e os apóstolos depois, todos os verdadeiros ministros da Santa Palavra de Deus (sim, cada palavra do Livro de Deus), têm para o ímpio o sabor da morte. Cristo Jesus, os Profetas, os Apóstolos e todos os verdadeiros ministros de Sua Palavra, sim, cada jota e til na Santa Escritura teve, tem e terá, sempre, o sabor de vida eterna para todos cujos corações Deus purificou pela fé verdadeira. Information of certain Places of Scripture, part ii. See also the extract under the preceding head.

 

Reformadores Ingleses

 

Cranmer: Sei que isso é verdade: que Cristo está presente em Sua Santa Igreja (que é todo o seu povo eleito) e estará com eles até o fim do mundo, guiando-os e governando-os com seu Espírito Santo e ensinando-lhes toda a verdade necessária para a sua salvação. E quando se estiver reunido em Seu Nome, ele estará no meio deles e não permitirá que as portas do inferno prevaleçam contra eles. Pois embora eles possam sofrer, por sua própria fragilidade, e por um tempo errar, cair e morrer, ainda assim, nem Satanás, ou o inferno, ou o pecado, e nem mesmo a morte eterna prevalecerão contra eles. CRANMER. Answer to Dr. Smith. F.E.C., vol. iii., p. 542.

 

Latimer: Sim, o povo eleito de Deus, o fiel, ante a contemplação desta face [i. e., a face da morte], embora Deus sempre os tenha preservado (Deus é tão bom para com eles que não permitirá serem tentados além do que possam suportar), ainda assim, não há nada de que mais lamentem que o horror da morte. LATIMER. Sermon on Good Friday. F.E.C., vol. ii., p. 424.

 

Ridley: Vós, meus irmãos, que pertenceis a Cristo e tens o selo de Cristo marcado em suas frontes, ou seja, estais selados com o penhor do Espírito, para ser um povo peculiar para Deus, sejais fortes e corajosos: ‘porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo; e todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé’. Que o mundo se perturbe, que odeie como nunca, que seja tão cruel e sangrento como nunca, e mesmo assim, estejais certos de que nenhum homem pode nos tirar das mãos do Pai, pois ele é maior que todos, e ‘não poupou seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?’, e assim por diante, como bem conheceis, irmão. Certamente, estamos persuadidos, como São Paulo, que pela graça de Nosso Senhor Jesus, nada é capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo, Senhor Nosso. RIDLEY. Letters. F. E. C., vol. iv., pp. 230, 231.

 

Hooper: Há aqui outro aprendizado: “Não serei grandemente abalado”; ou seja, que os filhos de Deus não perecerão por nada e, no entanto, enfrentarão todo tipo de adversidade neste mundo. Todos padecerão aflições, mas por fim, serão vitoriosos em tudo, assim como Asafe: esteve perturbado, mas não vencido; caiu, mas não a ponto de não poder se reerguer; perturbou-se a ponto de calar-se diante da cruz que Deus lhe deu, porém, ao final disse: Deus é minha rocha e minha salvação. Sim, Deus prova os seus, mas o desespero é reservado para os seus inimigos. HOOPER. Exposition of Sirty-second Psalm. F. E. C., vol. v., p. 580.

 

Bradford: Os dons de Deus são de tal natureza que não podem ser revogados (Rom 11); por isso Cristo disse que conhece os seus, atribuindo à eleição a causa da perseverança final. BRADFORD. Defense of Election. F. E. C., vol. vi., p. 379.

 

Jewel: Ele começou uma boa obra em você, e Ele a terminará. Ele te guiará de virtude em virtude, de força em força, de glória em glória. Ele te chamou e também te manterá fiel até a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Tu és ovelha de Cristo; ninguém te tirará das suas mãos. Ele jamais perdeu nenhum dos que o Pai Lhe deu. Ele conhece as suas ovelhas. Jamais será confundido aquele que n’Ele confia. Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Ele é fiel, ele fez tudo isso por você não por seus méritos, mas pelo Seu próprio Nome e por Sua misericórdia. Porque ele é fiel, ele não desprezará o trabalho de suas próprias mãos. JEWEL. On the Thessalonians. F. E. C., vol. vii.,p. 281.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Graça e paz, seja muito bem vindo ao portal de periódicos da IPOB, analisaremos seu comentário e o publicaremos se ele for Cristão, Piedoso e Respeitoso.