sexta-feira, 19 de agosto de 2022

O que a Reforma fez por mim? - Rev. John B. Mylius, M. A. 

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Westfaelischer Friede in Muenster (Gerard_Terborch_1648) Treaty of Westphalia allowed Calvinism to be freely exercised, reducing the need for Crypto-Calvinism.

A maioria dos homens se interessa por política e pelas mudanças que ocorrem em nosso país. Isso mostra que eles amam seu país e sua liberdade. Você provavelmente leu em seu jornal semanal o que está acontecendo. Mas, você leu sobre aquela que, talvez, tenha sido a maior mudança que a Inglaterra já viu, e que aconteceu há 350 anos? A Reforma Protestante alterou tudo em nosso país e abriu o caminho para mudanças ainda maiores, e também nos ensinou a vontade de Deus.

A Reforma nos proporcionou:

 

1. A Bíblia. Todos os verdadeiros cristãos acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Com isto queremos dizer que “santos homens de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Mas, por volta de 1500, não havia nenhuma tradução completa da Bíblia em inglês. Somente em 1538 foi autorizada pelo rei, de modo que, embora os bispos e o clero se esforçassem muito para destruí-la, ainda a possuímos ou podemos adquirir um exemplar por alguns centavos. Que grande mudança foi essa! Antes da Reforma, os homens obtinham sua religião das mãos de seus sacerdotes, e deviam crer no que quer que lhes dissessem; mas agora, é possível ver por si mesmo o que Deus ensina e saber se o seu clérigo prega e pratica o que está escrito no Livro de Deus. Lembre-se, também, que todo clérigo jura solenemente (a) que ele acredita em todas as Sagradas Escrituras, (b) que ele as ensinará ao povo, e (c) que ele não ensinará nada como necessário à salvação, além do que pode ser provado por elas. Portanto, você deve pesquisar sua Bíblia para se certificar de que você é ensinado sobre o que está escrito nela. Quando se viu que os antigos livros litúrgicos não eram bíblicos, uma segunda bênção foi proporcionada pela Reforma.

 

2. O Livro de Oração Comum. Antes de ser lançado em 1549 (não exatamente como agora), o Culto estava todo em latim. Havia orações aos mortos e pelos mortos, orações à Virgem Maria e aos anjos; e os homens foram ensinados a adorar a “hóstia”, como se tivesse sido transformada na própria carne e sangue de Jesus Cristo! “Sete” sacramentos eram ensinados, embora Jesus Cristo tenha ordenado apenas dois: o batismo e a Ceia do Senhor. O clero não podia se casar. Os homens foram ensinados que o sangue de Jesus Cristo não purificava de todo pecado, mas que após a morte todos, com raríssimas exceções, iam para um lugar de sofrimento chamado Purgatório. Essas coisas não foram claramente abolidas quando o Livro de Oração saiu pela primeira vez, então, em 1552 ele foi revisado para que nenhuma dessas falsas doutrinas parecesse ser ensinada nele. Se você olhar para o Livro de Oração atual, revisado pela última vez em 1662, não encontrará nenhuma dessas falsas doutrinas. Você encontrará, no final, os 39 Artigos, que são a doutrina da nossa Igreja, e você deve verificar se o seu clero ensina somente o que eles estabelecem, a partir da Sagrada Escritura, como a verdade de Deus.

 

3. A terceira coisa que a Reforma nos deu foi “Liberdade de Consciência”. Com isso não queremos dizer que um homem pode acreditar no que deseja e ainda ir para o Céu, mas que temos o direito, ou melhor, o claro dever de ir à Bíblia e crer no que ali está escrito. É porque nossa Igreja ensina isso que nos dá a seguinte coleta (2º Advento): “Abençoado Senhor, que fez com que todas as Sagradas Escrituras fossem escritas para nosso aprendizado, etc.” E aquela para o dia de São Pedro: “Faça, nós te pedimos, que todos os Bispos e Pastores diligentemente preguem”, e assim por diante. Nada é obrigatório para nossa consciência, além do que é ensinado na Bíblia, pois a Reforma ordenou que não nos esquivássemos do dever de procurar o que as Escrituras ensinavam, mas a usarmos “a vela do Senhor”, isto é, nossa razão e nossa consciência.

 

4. A quarta bênção que a Reforma trouxe foi Prosperidade. Os países católicos romanos não prosperam como os protestantes, pois Deus disse: "Aqueles que Me honram, honrarei". Olhe para Inglaterra e Alemanha, em seguida olhe para a Espanha e a Irlanda, e veja quais são os pares prósperos. Mas você precisa ouvir uma palavra de advertência, pois em nossa Igreja muitos clérigos estão ensinando quase todas as doutrinas ensinadas pela Igreja de Roma, e ainda estão sendo pagos pela própria Igreja que varreu tudo isso na Reforma. Você tem o poder para dizer não a tudo isso. Nas urnas, você pode votar contra um homem que poderia encorajar esses erros. Você pode mostrar a seus filhos o que a Bíblia e o Livro de Oração ensinam, e pode dizer-lhes tudo que a Reforma fez pela Inglaterra. E por último, você pode se juntar à “Liga Nacional Protestante”, que tenta preservar a pureza de nossa Igreja e a liberdade religiosa de nossa nação.

 

* A Liga Nacional Protestante Inglesa fundiu-se com a Church Association para formar, em 1950, a Sociedade da Igreja.

 

*Este artigo foi escrito em 1880, pelo Pelo Reverendo John B. Mylius, M. A, Ministro de All Saint’s, Hatcham.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Graça e paz, seja muito bem vindo ao portal de periódicos da IPOB, analisaremos seu comentário e o publicaremos se ele for Cristão, Piedoso e Respeitoso.