sexta-feira, 19 de agosto de 2022

 

A Salvação Pela Graça na Teologia Reformada Inglesa - Rev. John Hunter.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Grace é uma pintura de Cecilia Brendel, agosto, 2012. 

A Salvação pela Graça

Formulários da Igreja

 

“A condição do homem depois da queda de Adão é tal que ele não pode se converter e se preparar, por sua própria força natural e boas obras, para a fé e invocação a Deus”. Artigo X. "Obras realizadas antes da graça de Cristo e da inspiração do Seu Espírito, não são agradáveis a Deus... não temos dúvidas de que elas têm a natureza do pecado”. Artigo XII.

 

Livro de Oração Comum

 

“Ó Deus, de Quem todos os santos desejos, todos os bons conselhos e tudo o que é justo, procedem...”. “Não confiamos em nada que fazemos.” Coleta para o Sexagésimo Domingo. “Deus onipotente, que vês que de nós mesmos não temos poder para estarmos firmes, guarda-nos externamente em nossos corpos, e internamente nossas almas”. Coleta para o Segundo Domingo da Quaresma. “Ó Deus, o protetor de todos que em Ti confiam, em cuja ausência ninguém é forte ou santo, aumente e multiplique sobre nós Vossa Misericórdia”. Coleta para o Quarto Domingo após a Trindade.

 

Livro das Homilias

 

Somos por natureza filhos da ira de Deus; não somos capazes de nos tornarmos filhos e herdeiros da glória de Deus. Somos ovelhas que se desgarram; não podemos, por nossa própria força, voltar ao rebanho das ovelhas [...] devemos, portanto, correr para Deus; porque ele é o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele é o Senhor em quem há redenção abundante. Ele é o Deus que de sua própria misericórdia nos salva [...] e, isto, por meio de quem? Verdadeiramente por amor a Jesus Cristo, o puro e imaculado Cordeiro de Deus. Ele é aquele Filho amado por meio de quem Deus foi plenamente satisfeito e unido ao homem. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo... Ele é o supremo e eterno Sacerdote, que a Si mesmo ofereceu uma vez por todas sobre o altar da cruz, e com aquela oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.

 

Ele é o único mediador entre Deus e o homem: pagou nosso resgate a Deus com seu próprio sangue e, com isso, nos purificou de todo pecado. Ele é o médico que cura todas as nossas doenças. Ele é aquele Salvador que salva o seu povo de todos os seus pecados. Homilia Sobre a Miséria do Homem.

 

Reformadores Ingleses

 

Cranmer: Desejamos que nosso Pai Celestial não olhe para nossos pecados e, por causa deles, nos lance fora. Porque não merecemos os grandes dons e a graça que almejamos das mãos de Deus, nem somos dignos de tê-los; mas rogamos a Deus que, apesar de O ofendermos diariamente, apesar de merecermos os graves castigos por nossos pecados, que Ele, meramente por sua graça e misericórdia, ouça nossas orações e perdoe livremente nossas ofensas. CRANMER. Catechism of 1548. F. E. C., vol. iii., p. 277.

 

Latimer: Como podemos esconder nossos pecados? Seguramente, o sangue de nosso Salvador Jesus Cristo oculta nossos pecados e os lava. E mesmo que o homem tenha cometido toda classe de pecados desde o tempo de Adão, ainda assim ele pode ser redimido pelo sangue de Jesus Cristo. Se ele acreditar em Jesus, será purificado de todos os seus pecados. Portanto, todo o nosso conforto está n’Ele, no seu amor e bondade. LATIMER. Sermon on the Lord's Prayer. F. E. C., vol. ii., p. 589.

 

Ridley: Meus amados em Deus, meus familiares e compatriotas, sabeis todos isto: sou posto à morte. Pela graça de Deus, a aceito de bom grado e com sincero agradecimento, com uma esperança firme e livre de qualquer dúvida, para receber da mão de Deus, por sua livre graça e misericórdia, a vida eterna. RIDLEY. Ridley's Fare well. F. E. C., vol. iv., p. 40.

 

Hooper: Todo homem que vier a ter sua consciência apaziguada deve manter essas duas coisas em mente: como se obtém a remissão do pecado, e a razão de ser obtida. A fé é o meio como ela é obtida, e a razão pela qual é recebida são os méritos de Cristo. Embora a fé seja o meio como ela é recebida, não há fé, nem caridade, nem contrição, nem mesmo palavra de Deus, ou tudo isso junto, com méritos suficientes para se obter a remissão de pecados. A única razão pela qual o pecado é perdoado é devido a morte de Cristo. HOOPER. Declaration of Christ. F. E. C., vol. v., p. 144. Acredito que a graça é, não apenas a fonte de todas as boas obras, mas também que todas as boas obras, feitas pelos homens em sua maior perfeição, precisam e carecem que a graça perdoe sua imperfeição. HOOPER. Confession of Faith. F. E. C., vol. v., p. 203.

 

Bradford: Portanto, amados irmãos, rejeitem tal abominação, nem mesmo se imagine haver qualquer outra satisfação pelo pecado diante de Deus que não o sangue de Cristo somente. Pensar de outra forma é blasfêmia e é horrendo. O sangue de Cristo, diz S. João, purifica de todo o pecado; por isso Ele é chamado de o Cordeiro que morto desde a fundação do mundo, porque nenhum pecado jamais foi perdoado por Deus, desde o princípio do mundo até o final dos tempos, que não pela morte de Cristo somente. BRADFORD. Sermon on Repentance. F. E. C.,      vol. vi., p. 437.

 

Jewel: Deus lhe conceda o perdão de seus pecados, e a paz e o alívio de sua consciência... Sem essa graça, você não pode fazer nada: não é capaz de sentir o peso de seus pecados, nem capaz de desejar ser livre deles, nem capaz de perceber quando lhes são perdoados. JEWEL. On the Thessalonians. F. E.C., vol. vii., p. 131.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Graça e paz, seja muito bem vindo ao portal de periódicos da IPOB, analisaremos seu comentário e o publicaremos se ele for Cristão, Piedoso e Respeitoso.