sexta-feira, 19 de agosto de 2022

 

O Sacerdócio de Cristo / Bispo J. C. Ryle

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Christ before the High Priest, Gerard van Honthorst - 1617.

REV. JOHN CHARLES RYLE

Igreja de Cristo, Oxford, Exmo.

Cânone de Norwich, Vigário de Stradbroke e Decano rural.

 

MEUS CAROS AMIGOS - Exorto a todos que façam uso prático da grande doutrina do Sacerdócio de nosso Senhor Jesus Cristo. Lembre-se e regozije-se que seu Senhor e Salvador não está morto, mas vive e senta-se à direita de Deus para ser seu amigo, seu advogado, onipotente, poderoso, amoroso, compassivo Sumo Sacerdote. Alguns homens nunca desfrutam do “céu na terra” porque eles têm apenas uma visão parcial da verdade, que está em Jesus. Que ousadia se dá a um homem em oração quando ele sente que há Alguém suplicando por ele à direita de Deus. E, Oh! Quão grande conforto temos em todos os momentos de angústia ao sentir que temos um Sacerdote vivo no céu, que sofreu e foi tentado; que conhece o coração e a mente de todo homem. Tomou a posição de homem aqui na terra, que sabe o que é pobreza, fome e sede, deixado só, abandonado por todos, exceto por seu Pai no céu. Oh! Que conforto é para um homem sentir que está seguro nos braços de Jesus. Afinal, quando o coração é iluminado e se comunica completamente, é um grande conforto sentir que há algo no coração do homem quanto ao ofício sacerdotal de Cristo. Se encaixam como a fechadura e a chave. Uma religião sem sacerdócio nunca alcança o homem. Sacerdotalismo nunca pode satisfazer as necessidades do homem, mas uma religião sem algum modo de sacerdócio nunca obtém muita influência. Todo o mistério do forte poder da Igreja de Roma - receio, exercido, não pelo bem das almas dos homens - reside principalmente nisso, que ela teve êxito ao introduzir a doutrina do sacerdócio humano, que de certa forma satisfaz os desejos do homem natural. Mas, quando a consciência é iluminada pelo Espírito Santo e o intelecto se abre para compreender o significado das Escrituras, descobrimos que temos um Sumo Sacerdote que pode ser comovido com a percepção de nossas fraquezas, para que possamos corajosamente chegar ao trono da graça para, então, alcançar misericórdia e encontrar a graça para nos ajudar em momentos de necessidade. O Senhor Jesus pode ter compaixão por nós porque sabe o que é um homem.

 

Jesus é capaz de salvar completamente, porque Ele sempre vive para interceder por nós. Nenhum sacerdote ordenado pelo homem na terra pode tirar o fardo de nossas almas. Não falamos de nenhum sacerdote, mas de Jesus Cristo. Qual outro sacerdote poderíamos querer? Por que devemos nos deixar afastar da fonte de águas vivas, e sermos levados para uma fonte não abençoada por Deus? Deixe-me instruir-vos, se vocês amam a vida espiritual - se você deseja desfrutar do consolo em Cristo - se você deseja consolo durante provações - se deseja ter certeza de sua salvação eterna - permaneça firmemente na doutrina do ofício sacerdotal de nosso Senhor Jesus Cristo. É muito importante que você diligentemente evite qualquer ensino que aparente estabelecer os homens como os mediadores entre nós e Deus. Em todas as nossas reuniões religiosas espero sinceramente que aqueles que se comprometerem a aconselhar os indagadores ensine-os sobre a grande necessidade de não se apegar ao homem, ou buscar o homem, porque “Maldito o homem que confia no ser humano, e faz da carne mortal o seu braço” (Jer. XVII. 5.).

 

Conduza os indagadores diretamente a Jesus. Diga a eles que Jesus morreu por eles. Fale a eles sobre o sacrifício de Jesus Cristo. Ensine aos que desejam conselhos como podem obter ajuda. Ensine-os que O Grande Sumo Sacerdote está assentado à direita de Deus, para ser amigo e advogado. Instrua-os que Ele sempre vive para interceder pelos que vêm a Deus por Ele. Mostre-os as abençoadas verdades contidas na Epístola aos Hebreus. Ensine-os sobre a plenitude e a perfeição do Sacerdócio e da obra consumada de Cristo. Todo homem que veio a Cristo deve poder dizer:

 

“Um fardo foi tirado de minhas costas. Uma carga foi retirada da minha consciência. Jesus Cristo é o verdadeiro Sumo Sacerdote. Não quero absolvição do homem. Eu encontrei o verdadeiro Sumo Sacerdote nEle.”

 

E o que queremos - nós que ensinamos no púlpito - é o hábito de viver e se relacionar familiarmente com Ele, como com um amigo e médico, a quem recorremos em todo tempo de provação.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Graça e paz, seja muito bem vindo ao portal de periódicos da IPOB, analisaremos seu comentário e o publicaremos se ele for Cristão, Piedoso e Respeitoso.