terça-feira, 16 de agosto de 2022

 

A Atitude Correta com a Soberania de Deus.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. (Mt. 11:26 ACF)”.

No presente capítulo, consideraremos, um tanto brevemente, a aplicação prática a nós mesmos da grande verdade que ponderamos em suas várias ramificações nas páginas anteriores. No capítulo doze trataremos mais detalhadamente do valor dessa doutrina, mas aqui nos limitaremos a uma definição do que deve ser nossa atitude para com a Soberania de Deus. Toda verdade que nos é revelada na Palavra de Deus existe não apenas para nossa informação, mas também para nossa inspiração.

A Bíblia nos foi dada não para satisfazer uma curiosidade ociosa, mas para edificar as almas de seus leitores. A Soberania de Deus é algo mais do que um princípio abstrato que explica a lógica do governo Divino; é projetado como um motivo para o temor piedoso, é dado a conhecer a nós para a promoção de uma vida justa, é revelado para trazer em sujeição nossos corações rebeldes. Um verdadeiro reconhecimento da Soberania de Deus humilha como nada mais faz ou pode humilhar, e traz o coração a uma submissão humilde diante de Deus, levando-nos a abrir mão de nossa própria vontade e fazendo-nos deleitar-nos na percepção e desempenho da vontade soberana e exaustiva de DEUS.

Quando falamos da Soberania de Deus, queremos dizer muito mais do que o exercício do poder governamental de Deus, embora, é claro, isso esteja incluído na expressão. Como observamos em um capítulo anterior, a Soberania de Deus significa a Divindade de Deus. Em seu significado mais completo e profundo, Soberania aqui, significa o caráter e o ser daquele cujo prazer é realizado e cuja vontade é plenamente executada. Reconhecer verdadeiramente a Soberania de Deus é, portanto, contemplar o Próprio Soberano. É entrar na presença da augusta "Majestade nas alturas". É ter uma visão do Deus três vezes santo em Sua excelente glória. Os efeitos de tal visão pode ser aprendida daquelas Escrituras que descrevem a experiência de diferentes pessoas que obtiveram uma visão do Senhor Deus.

Marque a experiência de Jó - aquele de quem o próprio Senhor disse: "Não há ninguém semelhante a ele na terra, homem perfeito e reto, que teme a Deus e se desvia do mal" (Jó. 1:8). No final do livro que leva seu nome, vemos Jó na presença divina, e como ele se comporta quando confrontado com Jeová? Ouça o que ele diz: "Eu ouvi de Ti pelo ouvido do ouvido, mas agora meus olhos Te veem: Portanto, em pó e cinza" (Jó 42: 5, 6). Assim, uma visão de Deus, revelado em impressionante majestade, fez com que Jó se abominasse, e não apenas isso, mas também, abominou a si mesmo e se arrependeu e rebaixou-se diante do Todo-Poderoso.

Tome nota de Isaías. No sexto capítulo de sua profecia nos é apresentada uma cena que tem poucos iguais, mesmo nas Escrituras. O profeta contempla o Senhor sobre o Trono, um Trono "alto e sublime". Acima deste Trono estavam os serafins com rostos velados, clamando: "Santo, santo, santo, é o Senhor dos Exércitos". Qual é o efeito dessa visão sobre o profeta? Lemos: "Então disse eu, Ai de mim! pois estou desfeito; porque sou um homem de lábios impuros... porque os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos" (Is. 6:5). Rei Divino humilhou Isaías no pó, levando-o, como fez, à compreensão de sua própria nulidade.

Mais um. Veja o profeta Daniel. Perto do fim de sua vida, este homem de Deus contemplou o Senhor em manifestação teofânica; Ele apareceu ao Seu servo em forma humana "vestido de linho" e com lombos "cingidos de ouro fino", símbolo de santidade e glória divina, Lemos que "o seu corpo também era como o berilo, e o seu rosto como a aparência de um relâmpago, e os seus olhos como lâmpadas de fogo, e os seus braços e os seus pés como na cor do bronze polido, e a voz das suas palavras como a voz de uma multidão." Daniel então conta o efeito que esta visão teve sobre ele e aqueles que estavam com ele: "E eu, Daniel, só tive a visão; porque os homens que estavam comigo não viram a visão; mas um grande tremor caiu sobre eles, de modo que fugiram para se esconderem. Portanto, fiquei sozinho e tive esta grande visão, e não restava força em mim; porque a minha beleza se transformou em corrupção, e não retive forças. No entanto, ouvi a voz das suas palavras; e, quando ouvi a voz das suas palavras, adormeci profundamente sobre o meu rosto e meu rosto em direção ao chão e ao pó diante de meu Criador.” (Dn. 10: 6-9).

Qual então deveria/deve; ser nossa atitude para com o Exaustivamente Soberano e Supremo DEUS?

1. Uma atitude de profundo temor a Deus. Por que, hoje, as massas estão tão despreocupadas com as coisas espirituais e eternas, e que são mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus? Por que mesmo nos campos de batalha as multidões eram tão indiferentes ao bem-estar de suas almas? Por que o desafio ao Céu está se tornando mais aberto, mais descarado, mais ousado? A resposta é: Porque "não há temor de Deus diante de seus olhos" (Rom. 3:18). Novamente; por que a autoridade das Escrituras foi tão tristemente diminuída ultimamente? Por que é que mesmo entre aqueles que professam ser o povo do Senhor há tão pouca sujeição real à Sua Palavra, e que seus preceitos são tão pouco estimados e tão prontamente postos de lado? Ah! o que precisa ser enfatizado hoje é que Deus é um Deus a ser temido.

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (Pv. 1:7). Sua graça soberana. Alguém diz: "Mas é somente os não salvos, aqueles" (Sl. 103:13)! fora de Cristo, que precisam temer a Deus"? Então a resposta suficiente é que os salvos, aqueles que estão em Cristo, são admoestados a operar sua própria salvação com "temor e tremor".

Houve um tempo em que era costume geral falar de um crente como um "homem temente a Deus" - que tal denominação tornou-se quase extinta serve apenas para mostrar para onde nos desviamos. No entanto, ainda está escrito: "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.

Quando falamos de temor piedoso, é claro, não nos referimos a um temor servil, como o que prevalece entre os pagãos em relação a seus deuses. Não; queremos dizer aquele espírito que Jeová se comprometeu a abençoar, aquele espírito ao qual o profeta se referiu quando disse: "Para este homem olharei eu  (o Senhor), sim, para o pobre e contrito de espírito, que tem e treme diante da minha palavra " Temei a Deus. Honrai o rei" (1Pe. 2:17). E nada promoverá esse temor piedoso como o reconhecimento da Soberana Exaustiva e Absoluta da Majestade de Deus. (Is. 66:2). Era isso que o Apóstolo tinha em vista quando escreveu: "Honra a todos os homens. Ame a fraternidade.

Qual deve ser nossa atitude para com a Soberania Exaustiva e Absoluta de Deus? Respondemos novamente:

2. Uma atitude de obediência implícita Para com DEUS. Uma visão profunda da Soberania exaustiva e Absoluta de Deus, leva a uma percepção de nossa miséria/pequenez!!! e resulta automaticamente; em um sentimento de dependência e de nos lançarmos em Deus. Ou, novamente; uma visão da Divina Majestade promove o espírito de temor piedoso e isso, por sua vez, gera uma caminhada obediente.

Aqui, então, está o antídoto divino para o mal inato, de nossos corações 100% depravados. Naturalmente, o homem está repleto de um senso de sua própria importância, com sua grandeza e auto-suficiência; em uma palavra, com orgulho e rebeldia. Mas, como observamos, o grande corretivo é contemplar o Deus Poderoso, pois somente isso o humilhará realmente. O homem se gloriará em si mesmo ou em Deus. O homem viverá ou para servir e agradar a si mesmo, ou procurará servir e agradar ao Senhor. Ninguém pode servir a dois senhores.

A irreverência gera desobediência. Disse o altivo monarca do Egito: "Quem é o Senhor para que eu obedeça à sua voz para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, um deus, um entre muitos, uma entidade impotente que não precisava ser temida ou servida. Quão tristemente enganado ele estava, e quão amargamente ele teve que pagar por seu erro, ele logo descobriu; mas o que aqui procuramos enfatizar é que o espírito desafiador de Faraó era fruto da irreverência, e essa irreverência era consequência de sua ignorância da majestade e autoridade do Ser Divino. nem deixarei ir a Israel” (Ex. 5:2). Para Faraó, o Deus dos hebreus era meramente um ídolo qualquer!!!

Agora, se a irreverência gera desobediência, a verdadeira reverência produzirá e promoverá a obediência. Perceber que as Sagradas Escrituras são uma revelação do Altíssimo, comunicando-nos Sua mente e definindo para nós Sua vontade, é o primeiro passo para a piedade prática. Reconhecer que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que seus preceitos são os preceitos do Todo-Poderoso, nos levará a ver que coisa terrível é desprezá-los e ignorá-los.

Receber a Bíblia como dirigida às nossas próprias almas, dada a nós pelo próprio Criador, nos fará clamar com o salmista: "Inclina o meu coração aos teus testemunhos...Ordena os meus passos na Tua Palavra" (Sl. 119: 36, 133). Uma vez apreendida a Soberania do Autor da Palavra, não será mais uma questão de escolher entre os preceitos e estatutos dessa Palavra, selecionar aqueles que encontram nossa aprovação; mas veremos que nada menos do que uma submissão incondicional e sincera se torna a criatura.

Qual deve ser nossa atitude para com a Soberania Exaustiva e Absoluta de Deus?

3. Uma atitude de renúncia total e absoluta. Um verdadeiro reconhecimento da Soberania Exaustiva e Absoluta de Deus excluirá toda murmuração. Isso é auto-evidente, mas o pensamento merece ser considerado. É natural murmurar contra aflições e perdas em nosso caminho. É natural reclamar quando somos privados daquilo em que colocamos nossos corações. Estamos aptos a considerar nossas posses como nossas incondicionalmente. Sentimos que, quando executamos nossos planos com prudência e diligência, temos direito ao sucesso; que quando por força de trabalho árduo acumulamos uma 'competência' que merecemos para mantê-lo e apreciá-lo; que quando estamos cercados por uma família feliz, nenhum poder pode entrar legalmente no círculo encantado e derrubar um ente querido; e se em qualquer um desses casos o desapontamento, a falência, a morte realmente vierem, o instinto pervertido do coração humano é clamar contra Deus. Mas naquele que, pela graça, reconheceu a soberania de Deus, tal murmuração é silenciada e, em vez disso, há uma reverência à vontade divina e um reconhecimento de que Ele não nos afligiu tanto quanto de fato, merecemos.

Um verdadeiro reconhecimento da Soberania de Deus confessará o perfeito direito de Deus de fazer conosco o que Ele quiser. Aquele que se curva ao prazer do Todo-Poderoso reconhecerá Seu direito absoluto de fazer conosco o que lhe parecer bom. Se Ele escolher enviar pobreza, doença, luto doméstico, mesmo enquanto o coração está sangrando por todos os poros, ele dirá: O Juiz de toda a terra não fará o que é certo! Muitas vezes haverá uma luta, pois, a mente carnal permanece no crente até o fim de sua peregrinação terrena. Mas, embora possa haver um conflito dentro de seu peito, no entanto, para aquele que realmente se rendeu (ou foi rendido); a esta bendita verdade, logo será ouvida aquela Voz dizendo, como antigamente disse o apóstolo da igreja dos gentis, Paulo: "Posso todas as coisas; naquele que me fortalece"!!!

Uma ilustração impressionante de uma alma curvando-se à vontade soberana de Deus é fornecida pela história de Eli, o sumo sacerdote de Israel. Em 1 Samuel 3, aprendemos como Deus revelou ao menino Samuel que Ele estava prestes a matar os dois filhos de Eli por causa de sua maldade, e no dia seguinte Samuel comunica esta mensagem ao sacerdote idoso. É difícil conceber uma inteligência mais terrível para o coração de um pai piedoso. O anúncio de que seu filho será atingido por morte súbita é, em qualquer circunstância, uma grande provação para qualquer pai, mas saber que seus dois filhos - no auge da idade adulta e totalmente despreparados irão morrer – ser cortado por um julgamento divino deve ter sido esmagador. No entanto, qual foi o efeito sobre Eli quando ele soube de Samuel as trágicas notícias? Que resposta ele deu quando ouviu a terrível notícia?

"E ele disse: É o Senhor; faça o que lhe parecer bem" (1Sam. 3:18). E nenhuma outra palavra lhe escapou. Maravilhosa submissão!!! Sublime resignação!!! Adorável exemplificação do poder da graça divina para controlar as afeições mais fortes do coração humano e subjugar a vontade rebelde, levando-a à aquiescência irrestrita ao prazer Soberano de Jeová.

Outro exemplo, igualmente impressionante, é visto na vida de Jó. Como se sabe, Jó era alguém que temia a Deus e evitava o mal. Se alguma vez houve alguém que poderia razoavelmente esperar que a providência divina sorrisse para ele - falamos como um homem - foi Jó. No entanto, como se saiu com ele? Por um tempo as linhas caíram para ele em lugares agradáveis. O Senhor encheu sua aljava dando-lhe sete filhos e três filhas. Ele o fez prosperar em seus negócios temporais até que ele possuísse grandes posses. Mas de repente o sol da vida se escondeu atrás de nuvens escuras. Em um único dia Jó perdeu não apenas seus rebanhos e manadas, mas também seus filhos e filhas. Chegou a notícia de que seu gado havia sido levado por ladrões e seus filhos mortos por um ciclone. E como ele recebeu essa notícia avassaladora? Ouça suas sublimes palavras: "O Senhor deu, e o Senhor tirou." Ele se curvou à vontade soberana de Jeová. Ele traçou suas aflições até a Primeira Causa delas.

Ele olhou para trás dos salteadores que haviam roubado seu gado, e além dos ventos que destruíram seus filhos, e viu-os, Mas não só Jó reconheceu a Soberania Exaustiva e Absoluta de Deus, como também se regozijou nela. Às palavras: "O Senhor deu, e o Senhor tirou", acrescentou ele, "bendito seja o nome do Senhor" (Jó. 1:21) Novamente dizemos: Doce submissão! Sublime resignação!!!

Um verdadeiro reconhecimento da Soberania de Deus nos leva a manter todos os nossos planos em suspensão à vontade de Deus. O escritor recorda bem um incidente ocorrido na Inglaterra há mais de vinte anos. A rainha Vitória estava morta, e a data da coroação de seu filho mais velho, Eduardo, estava marcada para abril de 1902. Em todos os anúncios enviados, foram omitidas duas cartinhas, DV-Deo Volente: se Deus quiser!!! Planos foram feitos e todos os arranjos concluídos para as celebrações mais imponentes que a Inglaterra já havia testemunhado. Reis e imperadores de todas as partes da terra receberam convites para participar da cerimônia real. As proclamações do príncipe foram impressas e exibidas, mas, até onde o escritor sabe, as letras DV não foram encontradas em nenhuma delas. Um programa muito imponente havia sido arranjado, E então Deus interveio e todos os planos do homem foram frustrados.

Uma voz mansa e delicada foi ouvida dizendo: "Você avaliou sem mim", e o príncipe Edward foi acometido de apendicite, e sua coroação adiada por meses! Como observado, um verdadeiro reconhecimento da Soberania de Deus nos leva a manter nosso plano em suspenso à vontade de Deus. Faz-nos reconhecer que o Oleiro Divino tem poder absoluto sobre o barro e o molda de acordo com seu próprio prazer imperial. Isso nos leva a prestar atenção a essa advertência - agora, ai! tão geralmente desconsiderado – “Ide agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, e continuaremos lá um ano, e compraremos e venderemos, e obteremos lucro: enquanto vocês não sabem o que acontecerá amanhã. Pois, qual é a vossa vida? É mesmo um vapor, que aparece por um pouco de tempo e depois desaparece. Para que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tg. 4:13-15). Sim, é à vontade do Senhor que devemos nos curvar. Cabe a Ele dizer onde vou morar, se na América ou na África. Cabe a Ele determinar em que circunstâncias viverei, seja na riqueza ou na pobreza, seja na saúde ou na doença. Cabe a Ele dizer quanto tempo viverei, se serei cortado na juventude como a flor do campo, ou se continuarei vivendo por 50 ou 100 anos. Realmente aprender esta lição é, pela graça, alcançar uma forma elevada na escola de Deus, e mesmo quando pensamos que a aprendemos, descobrimos, repetidamente, que temos que reaprender.

Qual deve ser nossa atitude para com a Soberania Exaustiva e Absoluta de Deus?

4. Uma atitude de profunda gratidão e alegria. A apreensão do coração desta verdade mais abençoada da Soberania de Deus produz algo muito diferente do que uma reverência sombria ao inevitável. A filosofia deste mundo perecível não sabe nada melhor do que "fazer o melhor de um trabalho ruim". Mas com o cristão deveria ser bem diferente.

O reconhecimento da supremacia de Deus não deve apenas gerar em nós temor piedoso, obediência implícita e inteira resignação, mas deve nos levar a dizer com o salmista: “Louvado seja Deus, para sempre e eternamente; de geração em geração.” O Apóstolo não diz: "Dando sempre graças por todas as coisas ao Deus e Pai, em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (Ef. 5:20)? Ah! é neste ponto que o estado de nossas almas é muitas vezes posto à prova. Infelizmente, há tanta vontade própria em cada um de nós. Quando as coisas correm como desejamos, parecemos estar muito gratos a Deus; mas e aquelas ocasiões em que as coisas vão contra nossos planos e desejos?

Nós damos como certo quando o verdadeiro cristão faz uma viagem que, ao chegar ao seu destino, ele devotamente dará graças a Deus – o que, é claro, argumenta que Ele controla tudo; caso contrário, devemos agradecer ao maquinista, ao piloto ou ao comandante da aeronave, aos sinalizadores, e etc... pressentes - que é sua soberania exaustiva e absoluta, que direciona todos os clientes para sua loja ou comercio!!! Até agora tudo bem. Tais exemplos não ocasionam nenhuma dificuldade. Mas imagine os opostos. Suponha que meu trem estivesse atrasado por horas, eu me preocupei e murmurei; suponha que outro trem colida com ele e eu estivesse ferido!!!

Ou, suponha que eu tenha tido uma semana ruim nos negócios, ou que um raio atingiu minha loja e a incendiou, ou que ladrões arrombaram e saquearam, então o que vejo? a mão de Deus nessas coisas? Tomemos o caso de Jó mais uma vez. Quando perda após perda veio em seu caminho, o que ele fez? Lamentar sua "má sorte"? Amaldiçoar os ladrões? Murmurar contra Deus? Não; ele se curvou diante dele em adoração. Ah! caro leitor, não há descanso real para o seu pobre coração até que você aprenda a ver a mão de Deus em tudo. Mas para isso, a fé deve estar em constante exercício. E o que é fé? Uma credulidade cega? Uma aquiescência fatalista? Não, longe disso. A fé é um descanso na segura Palavra do Deus vivo e, portanto, diz: "Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm. 8:28); e, portanto, a fé dará graças "sempre por todas as coisas". A fé operativa.

Voltamo-nos agora para assinalar como este reconhecimento da Soberania de Deus, que se expressa em temor piedoso, obediência implícita, resignação total e profunda gratidão e alegria, foi suprema e perfeitamente exemplificado pelo Senhor Jesus Cristo.

Em todas as coisas o Senhor Jesus nos deixou um exemplo de que devemos seguir Seus passos. Mas isso é verdade em relação ao primeiro ponto feito acima? As palavras "temor piedoso" estão sempre ligadas ao Seu nome inigualável?

Lembrando que "temor piedoso" não significa terror servil, mas sim submissão e reverência filial, e lembrando também que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria", não seria estranho se nenhuma menção fosse feita de "temor piedoso" em conexão com Aquele que era a sabedoria encarnada! Que palavra maravilhosa e preciosa é a de Hebreus 5:7 - "O qual, nos dias da sua carne, tendo oferecido orações e súplicas com forte clamor e lágrimas ao que podia salvá-lo da morte, O que foi, senão "temor piedoso" que fez com que o Senhor Jesus fosse "sujeito" a Maria e José nos dias de Sua infância? Foi "temor piedoso" - uma sujeição filial e reverência a Deus - que vemos demonstrado quando lemos "E veio a Nazaré, onde havia sido criado; e, como era seu costume, entrou na sinagoga no dia de sábado" (Lc. 4:16)? Não foi o "temor piedoso" que fez o Filho encarnado dizer, quando tentado por Satanás a prostrar-se e adorá-lo: "Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás"? Não foi o "temor piedoso" que   O moveu a dizer ao leproso curado: "Vai, mostra-te ao sacerdote," (Mt. 8:4)? Mas por que multiplicar ilustrações?

Quão perfeita foi a obediência que o Senhor Jesus ofereceu a Deus Pai! E, refletindo sobre isso, não percamos de vista aquela graça maravilhosa que fez com que Ele, que estava na própria forma de Deus, se rebaixasse a ponto de tomar sobre Ele a forma de Servo e assim ser levado ao lugar onde a obediência estava se aperfeiçoando. Como o Servo perfeito, Ele rendeu completa obediência ao Seu Pai. Quão absoluta e completa foi essa obediência, podemos aprender com as palavras que Ele "se fez obediente até a morte, sim, Observe como a profecia do Antigo Testamento também declarou que "o Espírito do Senhor" deve "repousar sobre Ele, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (Is. 11:2).

E sua dolorosa morte de CRUZ!!! Que esta foi uma obediência consciente e inteligente é claro em Sua própria linguagem: “Por isso meu Pai me ama, porque dou a minha vida para tomá-la novamente. Nenhum homem a tira de Mim, mas Eu a dou de Mim mesmo. Eu tenho poder para entregá-la e tenho poder para tomá-la de volta. Este mandamento recebi de meu Pai" (Jo. 10:17, 18).

E que diremos da resignação absoluta do Filho à vontade do Pai? o que, mas, entre eles havia inteira unidade de acordo. Ele disse: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (Jo. 6:38), e quão plenamente Ele fundamentou essa afirmação todos sabem que seguiram atentamente o Seu caminho como assinalado nas Escrituras. Contemple-o no Getsêmani! O ‘cálice’ amargo, segura na mão do Pai, é apresentada à Sua vista. Marque bem Sua atitude. Aprender daquele que era manso e humilde de coração. Lembre-se que lá no Jardim vemos o Verbo se tornar carne, um Homem perfeito. Seu corpo estremece a cada nervo na contemplação dos sofrimentos físicos que o aguardam; Sua natureza santa e sensível está se retraindo das horríveis indignidades que serão lançadas sobre Ele; Seu coração está quebrando com a terrível "reprovação" que está diante dEle; Seu espírito está muito perturbado ao prever o terrível conflito com o Poder das Trevas; e acima de tudo, e supremamente, Sua alma está cheia de horror com o pensamento de ser separado do próprio Deus - assim e ali Ele derrama Sua alma ao Pai, e com forte clamor e lágrimas Ele derrama, por assim dizer, grandes gotas de sangue. E agora observe e ouça. Acalme as batidas do seu coração e ouça as palavras que saem de Seus lábios abençoados...

Se quiseres, afasta de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lc. 22:42). Aqui está a submissão personificada. Aqui está a resignação ao prazer de um Deus Exaustivamente Soberano; superlativamente exemplificado. para nós um exemplo de que devemos seguir Seus passos. Aquele que era Deus se fez homem, e foi tentado em todos os pontos como nós, sem pecado, para nos mostrar como usar nossa natureza de criatura!!!

Acima perguntamos: O que diremos da absoluta resignação de Cristo à vontade do Pai? Respondemos ainda: Isto, que aqui, como em todos os lugares, Ele era único e inigualável. Em todas as coisas Ele tem a preeminência. No Senhor Jesus não havia vontade rebelde a ser quebrada. Em Seu coração não havia nada a ser subjugado. Não foi esta uma razão pela qual, na linguagem da profecia, Ele disse: "Eu sou um verme, e não homem" (Sl. 22:6) - um verme não tem poder de resistência! Foi porque Nele não havia resistência que Ele poderia dizer:  "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou" (Jo. 4:34). Sim, foi porque Ele estava em perfeito acordo com o Pai em todas as coisas que Ele disse: "Tenho prazer em fazer a Tua vontade, ó Deus; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração" (Sl. 40:8). Observe a última cláusula aqui e contemple Sua excelência incomparável. Deus tem que colocar Suas leis em nossas mentes e escrevê-las em nossos corações (veja Hb. 8: 10), mas Sua lei já estava no coração de Cristo!!!

Que bela e impressionante ilustração da gratidão e alegria de Cristo é encontrada em Mateus 11. Ali vemos, primeiro, o fracasso da fé de Seu precursor (vv. 22, 23). A seguir, ficamos sabendo do descontentamento do povo; não satisfeito nem com a alegre mensagem de Cristo, nem com a solene de João (vv. 16-20). Terceiro, temos o não arrependimento daquelas cidades favorecidas nas quais as obras mais poderosas de nosso Senhor foram feitas (vv. 21-24). E então lemos:

"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos" (v. 25)!!! Observe a passagem paralela em Lucas 10:21 começa dizendo: "regozijou -se em espírito e disse: Graças te dou, etc... Ah! aqui estava a submissão em sua forma mais pura; Aqui estava Alguém por quem os mundos foram feitos, ainda, nos dias de Sua humilhação e em face de Sua rejeição, curvando-se com gratidão e alegria à vontade do "Senhor do céu e da terra".

Qual deve ser nossa atitude para com a Soberania Exaustiva e Absoluta de Deus finalmente?

5. Uma atitude de adoração genuína e profunda. Foi bem  dito que "a verdadeira adoração é baseada n reconhecimento da SOBERANIA EXAUSTIVA E ABSOLUTA DE DEUS, e esta grandeza é vista superlativamente na Soberania, e em nenhum outro escabelo os homens realmente adorarão" (JB Moody). Na presença do Rei Divino em Seu trono até os serafins 'velam seus rostos'. A Soberania Divina não é a Soberania de um déspota tirânico, mas o prazer exercido de alguém que é infinitamente sábio e bom! Porque Deus é infinitamente sábio, Ele não pode errar, e porque Ele é infinitamente justo, Ele não cometerá erros. Aqui, então, está a preciosidade desta verdade. O simples fato de que a vontade de Deus é irresistível e irreversível me enche de medo, mas quando percebo que Deus quer apenas o que é bom, meu coração se alegra. Aqui, então, está a resposta final para a pergunta deste capítulo: Qual deve ser nossa atitude para com a Soberania de Deus? A atitude adequada que devemos tomar é a de temor piedoso, obediência implícita e resignação e submissão sem reservas. Mas não apenas isso, o reconhecimento da Soberania de Deus, e a percepção de que o Próprio Soberano é meu Pai, devem sobrecarregar-me o coração e fazer com que eu me prostre diante Dele em adoração em adoração plena e profunda.

Em todos os momentos devo dizer: “Ainda assim, Pai, porque assim parece bem aos Teus olhos.” Concluímos com um exemplo que ilustra bem nosso significado. Cerca de duzentos anos atrás, a santa Madame Cuyon, depois de dez anos passados ​​em uma masmorra bem abaixo da superfície do solo, iluminada apenas por uma vela na hora das refeições, escreveu estas palavras:

“Um passarinho eu sou, Fechado dos campos de ar; No entanto, na minha jaula eu sento e canto Àquele que me colocou lá; Bem satisfeita uma prisioneira ser, porque, meu Deus, isso Te agrada. Nada mais tenho a fazer, canto o dia inteiro; E aquele a quem mais gosto de agradar, ouve minha canção; Ele pegou e amarrou minha asa errante, mas mesmo assim Ele se inclina para me ouvir cantar. Minha gaiola me confina; no exterior não posso voar; mas embora minha asa esteja estreitamente ligada, meu coração está em liberdade, minhas paredes da prisão não podem controlar a fuga, a liberdade da alma. Ah! É bom subir Estes parafusos e barra acima, a Ele cujo propósito eu adoro, cuja Providência eu amo; E em Tua poderosa vontade encontrar a alegria, a liberdade da mente.”

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Graça e paz, seja muito bem vindo ao portal de periódicos da IPOB, analisaremos seu comentário e o publicaremos se ele for Cristão, Piedoso e Respeitoso.